Pandemia e autoritarismo no Brasil em 2020

Este artigo apresenta uma sistematização dos principais atos de Jair Bolsonaro à frente da presidência durante a gestão da crise sanitária no ano de 2020

Por Luiz Belmiro* e Maria Tarcisa Silva Bega**


A atuação dos governantes durante a pandemia do novo coronavírus tem sido o foco de análise de diversos pesquisadores que tem se dedicado ao tema, sobretudo se focando no Presidente da República Jair Bolsonaro. Grupos de pesquisa de áreas distintas, do direito à epidemiologia, apontam o papel do Presidente, através de suas ações e discursos, na proliferação do vírus e agravamento da crise sanitária que o país vive. A princípio nós do grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais e Desenvolvimento Urbano (PDUR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, temos centrado nossos esforços no monitoramento das políticas públicas de enfrentamento à pandemia desenvolvidas em âmbito municipal, mas desde o início de nossos trabalhos constatamos que a esfera municipal tem suas iniciativas condicionadas em grande medida pela esfera estadual, por sua vez caudatária da esfera federal, de modo que não podemos nos furtar a analisar as políticas nacionais de combate à covid-19. Este artigo apresenta uma sistematização dos principais atos de Jair Bolsonaro à frente da presidência durante a gestão da crise sanitária no ano de 2020, procurando evidenciar o sentido político que o conduziu em suas ações, bem como o objetivo pretendido, e o resultado deles para o país. Primeiramente trazemos um quadro da evolução da pandemia durante o ano de 2020, para depois situarmos a política em meio ao caos sanitário instalado no Brasil.


Leia aqui o artigo na íntegra *Luiz Belmiro é Doutor em Sociologia (UFPR). Professor de Sociologia do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da UFPR, e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia em rede nacional da UFPR.


**Maria Tarcisa Silva Bega é Doutora em Sociologia (USP). Professora titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociologia e Políticas Sociais/CNPq.


124 visualizações0 comentário