Novo livro do LEICC/UERJ: Covid-19, capitalismo e crise

Quais fatores deram origem ao novo coronavírus, responsável por uma pandemia de magnitude global? Quais as tensões desencadeadas ou amplificadas pela crise da Covid-19 nas atuais estruturas da acumulação capitalista?


Por Laboratório de Estudos Interdisciplinares Crítica e Capitalismo


O LEICC/UERJ, em parceria com a Revista Direito e Práxis, lança um livro para refletir sobre estas questões a partir de análises baseadas na crítica da economia política, campo originalmente formulado por Karl Marx. Ele é constituído de dois materiais. De um lado, reúne artigos representativos do debate internacional a respeito da dinâmica da crise do Covid-19, que foram traduzidos ao português pelos pesquisadores do LEICC. De outro, apresenta balanço desta bibliografia a partir de comentários dos argumentos levantados pelos respectivos artigos.


Com isso, pretendemos examinar a relação entre a pandemia e o desenvolvimento do capitalismo, enfatizando quatro tópicos: a crescente mercantilização da natureza e das formas de reprodução da vida como meio desencadeador de patógenos, as oscilações das bolsas de valores, a repercussão da crise nos diferentes tipos de trabalho, bem como o caráter das políticas econômicas adotadas.


Leia aqui o livro “Covid-19, Capitalismo e Crise: bibliografia comentada”

13 visualizações

© 2020 - Observatório Da Crise / Fundação Lauro Campos e Marielle Franco

Alameda Barão de Limeira, 1400, Campos Elíseos, São Paulo (SP)